31 de agosto de 2017

BOOK review \\ "Licenciei-me... E agora?", Catarina Alves de Sousa

BOOK

Sabem quando reconhecem num livro a sua conveniente aparição nas nossas vidas? Foi assim que me senti quando já tinha explorado as primeiras oitenta páginas do "Licenciei-me... E agora?", da Catarina Alves de Sousa, também blogger em Joan of July, e a quem tenho de agradecer por se ter recordado de mim na hora do envio do livro. Foi também nesse momento, em que tive a minha primeira epifania, decidindo-me, finalmente, acerca do que poderia fazer para que os meus planos fossem postos em prática. Estou a anos-luz de terminar o meu curso - leia-se quatro anos -, no entanto, posso afirmar com toda a certeza que este pequeno guia me abriu os olhos para uma realidade que eu já havia considerado: o mundo do trabalho. Quero muito poder investir nisso numa das férias grandes, e penso que este livro não poderia ter surgido numa melhor altura, onde desde já me poderei preparar psicologicamente, respondendo e explorando as questões que a Catarina nos traz, tudo no contexto profissional.

No "Licenciei-me... E agora?" encontramos um manual de como é que nos podemos lançar ao mundo do trabalho, tendo em conta as experiências da autora e que a ajudaram a construir uma narrativa fidedigna e muito relacionável. O tom da Catarina é bastante amigável e sincero, o que nos aproxima ao longo das páginas, permitindo-nos amenizar o pânico que advém do nosso medo de não sermos bem-sucedidos no que toca a enviar candidaturas e a receber respostas. O facto deste livro ter sido escrito para nos ajudar de forma genuína, confere ao mesmo uma oportunidade de traçar meio caminho para o nosso sucesso. Somos apresentados a dicas de como podemos construir um currículo divertido, original e que terá grandes chances de ser lido e apreciado; de como é que podemos escrever uma carta de apresentação que contenha a nossa impressão digital; entre tantas outras relacionadas com a nossa presença online e no mundo cá fora, vestuários ideais para uma entrevista, etc...

BOOK

Raros são os livros em que eu sublinhe e onde faça habitar inúmeros post-its, mas a verdade é que foi um bem necessário, para que mais tarde numa das minhas releituras - porque sim, já planeio imensas! -, me seja bem mais prático reler o que sublinhei e achei pertinente destacar. Não houve razões para não o fazer, para mais que se trata de um livro técnico super completo para a ocasião, e que não só serve para os recém-licenciados, como também para atuais estudantes como eu, que têm a ambição de crescer na vida pessoal e profissional. Diga-se, até, que não só para o mundo do trabalho este livro servirá de muleta. Reconheço que exista muito amor e dedicação ao longo das suas palavras, e as mesmas dicas que apanhamos por aqui, poderão de igual forma ser postas em prática em qualquer contexto da nossa vida. 

Basicamente, e do meu ponto de vista, a Catarina escreveu para todas as pessoas que necessitem de aprender as diferenças entre estarmos apaixonados por alguma coisa e a possibilidade de isso não durar para sempre, pois a vida é assim: à medida que vamos amadurecendo, os nossos pensamentos vão crescendo também, e isso provoca nas outras vertentes um grande choque de realidade, a de que tudo à nossa volta nem sempre se molda segundo os nossos desejos. Porque não vale a pena ambicionarmos algo, quando não temos bem a certeza de que seja assim que queremos gastar o resto dos nossos minutos nessa condição. Como tal, há que saber calçar as botas, equiparmo-nos com segurança e munirmo-nos de mantimentos para a longa jornada que é explorar todas as possibilidades possíveis de um emprego de sonho, mesmo quando no momento não temos nada a ver com isso. Porque tudo pode mudar, da mesma forma que o mundo se transfigura aos nossos olhos!

A ti, Catarina, agradeço por não teres desistido do teu sonho de escrever e publicar um livro, pois acredito que da mesma forma que me ajudou a mim, muitos dos teus leitores se sentirão também acolhidos pelas tuas palavras e pela tua ajuda! Continua com o bom trabalho, pois tenho a certeza que serás bastante bem-sucedida!

Já leram este livro? Qual a vossa opinião?

3 comentários:

  1. Já li e inclusive fiz uma review no meu blog que vai ao encontro da tua!... É um livro excelente, principalmente nesta fase em que estou no meu último ano da licenciatura! :)

    Beijinhos
    Andreia, ALL THE BRIGHT PLACES

    ResponderEliminar
  2. Eu estou no meu último ano da Licenciatura e a pensar fazer uma pausa antes de me lançar para o Mestrado. Queria imenso ler este livro porque acho que vai ser uma excelente ajuda!

    ResponderEliminar